A escolha do Data Center ideal pode ser feita com base nos requerimentos da aplicação com relação a latência e/ou posicionamento geográfico, que poderá influenciar na quantidade de hops para que seu novo servidor seja alcançado.
Para ajudar nessa decisão a SoftLayer fornece algumas ferramentas. São elas:
Looking Glass
lg.softlayer.com (clicar em "I agree")
Nessa ferramenta você consegue executar ping do seu local para o Data Center escolhido e identificar a latência existente entre essas localidades. Para realizar isso basta selecionar o Data Center da SoftLayer que pretende verificar a latência no primeiro drop list do lado direito e no campo de baixo colocar um endereço de internet que esteja hospedado na localidade que você deseja analisar a latência.
Ex.: Você escolheu o DC de Dallas e como DC local você colocou www.suaempresa.com.br. Depois basta clicar no botão "execute". O resultado será como a tela abaixo:
A latência é representada pela coluna "time" e os números estão em ms (milisegundos).
Também é possível identificar todo o caminho percorrido entre seu local e o Data Center SoftLayer, através do commando traceroute, que você também pode escolher nessa tela.
Tabela de latência entre Data Centers SoftLayer
A tabela abaixo, encontrada no link http://lg.softlayer.com/, apresenta dinâmicamente a latência entre os Data Centers da SoftLayer para que você possa define-los adequadamente ao montar seus projetos de alta disponibilidade.
Testes de downloads
No link abaixo você conseguirá testar as velocidades de download no Data Center escolhido.
http://www.softlayer.com/data-centers
Vale a pena gastar alguns minutos verificando essas informações para fazer uma escolha adequada.
Em breve haverá DC no Brasil.
ResponderExcluir