sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Provisionando um servidor virtual na SoftLayer - Uplink port speed - O que é isso?

Ao provisionar um servidor virtual ou físico na SoftLayer ao chegar em "Network options" haverá uma opção chamada "Uplink port speeds". Vou explicar no post abaixo sobre o que se refere essa opção.


Uplink port speed se refere a velocidade das portas de rede ethernet do servidor que você está provisionando. Essas velocidades poderão ser de 10, 100 e 1000 Mbps nos servidores virtuais e pode chegar a 10Gbps em alguns modelos de servidores físicos provisionados.

Talvez nem todos saibam, mas a arquitetura de rede da SoftLayer é uma das melhores do mercado. Todos os servidores físicos da SoftLayer, sem exceção, dispõe de 5 portas de redes físicas, conforme o diagrama abaixo:


  • 2 portas são para o acesso público (internet)
  • 2 portas são para o acesso privado (rede interna SoftLayer)
  • 1 porta é dedicada para gerenciamento
Essas portas estão distribuidas em 3 placas distintas. Duas placas dual-port para as redes públicas e privadas, oferecendo redundância para todos servidores provisionados, e uma placa dedicada para o gerenciamento.

Nos servidores virtuais elas estão dispostas da seguinte forma:


Lembrando que na representação acima todo o tráfego público estão saindo pelas 2 portas públicas do servidor físico e todo o tráfego privado estão saindo pelas portas privadas do servidor físico.

Em um diagrama parecido com esse:


Esse acima é o funcionamento da virtualização na maioria dos provedores de Cloud Computing, entretanto, o grande diferencial da SoftLayer está no fato de isolar esses tráfegos no Servidor, na camada de distribuição dos Switchs de rede e roteadores.

Mais em:

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário