segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Comparativo de valores entre SoftLayer e AWS

* Houveram mudanças de valores tanto em AWS quanto SoftLayer. Assim, o estudo abaixo poderá estar um pouco desatualizado com relação a alguns valores.
 
Uma das primeiras informações que usuários AWS questionam quando se fala em SoftLayer é:

- quanto custa?
- será que vale a pena?
- o que a SoftLayer oferece?

A SoftLayer fornece soluções de IaaS, PaaS (Bluemix) e SaaS, porém há uma competitividade bastante evidente em IaaS (Infrastructure As A Service), base para as soluções de PaaS e SaaS.

Por isso listei alguns dos principais serviços de infraestrutura oferecidos pela SoftLayer, nas camadas de Servidores, Storage e Network e os comparei com os mesmos ou similares na AWS.

Vamos começar dando uma olhada em Servidores, onde selecionei 3 modelos, sendo um de capacidade pequena, média e grande, rodando uma distribuição Linux sem custo:


Em nenhuma instância EC2 foi considerado valores de instâncias reservadas, para considerar no estudo comparativo a premissa de que em ambos os provedores o usuário possa cancelar o serviço a qualquer momento.

Na sequência mais 2 modelos, um médio e um grande, rodando Windows. Nos valores da coluna para a SoftLayer há dois valores, sendo o primeiro para Windows versão Standard (o mesmo usado na AWS) e o segundo sendo a versão Data Center, disponível na SoftLayer.


O próximo item, Storage, considerei os 2 serviços mais utilizados em ambas, sendo um volume lógico com performance (IOPs - Input / Output por segundo) provisionado e o outro sendo um volume do reposítório de baixo custo de ambas, o S3 (AWS) e o Object Storage (SoftLayer).


Agora comparei os custos para tráfego de saída de dados, qualquer volume de dados que saí de dentro do Datacenter para a internet. Na AWS, o primeiro 1GB é sem custo. Na SoftLayer os primeiros 5.000 GB para máquinas virtuais não tem custo e para máquinas físicas os primeiros 20.000 GB não tem custo também.


O tráfego entre Datacenters também é cobrado no caso da AWS quando há dados sendo trocado entre diferentes regiões entre instâncias EC2 e buckets S3.


A análise acima foi realizada como um exercício meu, para entendimento das vantagens e desvantagens de ambas as soluções e seus custos. Esse trabalho não tem vínculo nenhum com as empresas referidas nesse artigo.

Fontes:

Para valores AWS:

Para valores SoftLayer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário