sexta-feira, 17 de julho de 2015
Comparativo (TCO/ROI) - Solução em Nuvem (SoftLayer) versus Local (On-premise)
A nuvem já é realidade em muitas empresas brasileiras, mas a adoção tem sido discreta e cautelosa. Essa é a minha percepção, baseado em minhas interações diárias com clientes e parceiros de negócios que trabalham com Cloud Computing.
São várias as razões para que as empresas tenham esse cuidado na hora de avaliar e realmente migrar ou iniciar seus workloads para a nuvem.
Uma dessas razões é ainda acreditar que a compra da infraestrutura para ser instalada localmente ainda seja mais barata. Completo engano!!!
Para mostrar e provar que um ambiente em nuvem traz benefícios financeiros quando comparado com a compra de ativos para infraestrutura, eu montei uma planilha de TCO bastante simples e objetiva.
Para aqueles que estão lendo o termo TCO pela primeira vez, o acrônimo significa Total Cost of Ownership, e uma planilha de TCO busca mostrar que um preço inicial de uma solução não deve ser considerado como custo total e final. Além do custo inicial, também referenciado como TCA (Total Cost of Aquisition), é necessário considerar os gastos envolvidos ao longo de um período de tempo, como por exemplo, os gastos para operação, manutenção, licenciamento de software, entre outros.
Após calculado todos os custos envolvidos numa solução e ter os valores comparados entre ter a solução implementada em nuvem versus a mesma solução implementada localmente com a compra de ativos, é possível encontrar o valor de ROI (Return On Investment).
Vou apresentá-la abaixo e comentar cada parte dela para que possam criar suas próprias planilhas de TCO.
Em um planilha de TCO você precisa posicionar de um lado a solução em nuvem e do outro lado a solução a ser comparada. Nesse artigo estou me referindo a um comparativo com a compra da solução como ativo para ser colocada em um DC (Data Center) Local, mas a comparação poderia ser feita com outros provedores de nuvem também, como AWS, Azure, Google Cloud. Claro que os itens e fatores a serem considerados seriam um pouco diferentes. A planilha acima em questão é focada para o comparativo com a solução On-premise.
Vamos lá então:
No campo onde numerei como "1" estou comparando os custos de hardware, como servidores, storage e equipamentos para backup e network como Firewalls, VPNs, Switchs, entre outros.
Observe que do lado da solução em nuvem, os valores são mensais, enquanto que do lado direito, da solução On-premise, os valores são para a compra definitiva do ativo. Para corrigir essa diferença, no final da planilha eu simulo a divisão do custo total de aquisição por 12, para adquirir qual seria o custo mensal total e ai sim poder comparar com a solução mensal em nuvem.
No campo "2", precisamos considerar uma manutenção de hardware (servidores, storage e equipamentos de network e backup) que seja compatível com aquela oferecida na nuvem, ou seja, 24x7, o que faz aumentar os custos da compra dos hardwares.
No campo "3", precisamos considerar todas as licenças de softwares necessárias para que a solução funcione. Lembrando que na nuvem, na maioria dos casos todas as licenças de sistemas operacionais e hypervisors já estão inclusas. Há ainda licenças de software de backups, bancos e outras que também podem estar inclusas.
No campo "4", é preciso lembrar que as soluções na nuvem já contemplam espaço físico, ar condicionado e energia elétrica, além de todos aparatos de segurança física e lógica do ambiente. Numa solução On-premise todos esses componentes precisam ser considerados.
Outro item que muitos se esquecem na hora de avaliar os custos de uma solução em nuvem, é a mão-de-obra para operar e gerenciar o ambiente de infraestrutura. É sobre isso que trata o campo "5". O staff ou mão-de-obra se refere ao custo salarial das pessoas envolvidas na solução.
Por último, no campo "6", devemos considerar os custos para implementação dos ambientes, tanto em nuvem quanto On-premise.
--------------------------------------------------------------
A planilha que anexei aqui foi de um caso real, com valores reais. Do lado da solução em nuvem, são valores de lista, públicos, onde podem ser acessados no site da SoftLayer. Do lado da solução On-premise os valores foram pesquisados na internet.
Para que o estudo de TCO seja justo para ambos os lados, é necessário que se contemple exatamente os mesmos objetivos dos dois lados.
Nesse estudo não foi considerado os juros para financiar o projeto On-premise em 12 meses e também não foi considerado a depreciação que ocorre em ativos, o que não acontece com a infraestrutura contratada na nuvem.
Se tiverem interesse me enviem um email e retornarei a vocês com a planilha original editável.
Abaixo alguns links interessantes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Total_cost_of_ownership
https://pt.wikipedia.org/wiki/Retorno_sobre_investimento
Link para o post:
http://cloudcomputingsoftlayer.blogspot.com.br/2015/07/tcosoftlayervsonpremise.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Rudnei, bom dia. Achei muito interessante seu artigo.Tenho interesse na planilha. Pode enviar para mim no email: sap.forum@ymail.com?
ResponderExcluirRudnei, bom dia. Tamém achei muito interessante seu artigo,Parabéns.
ResponderExcluirPoderia por gentileza disponibilzar sua planilha.
alessandromelo12@gmail.com
Rudnei, bom dia. Tamém achei muito interessante seu artigo,Parabéns.
ResponderExcluirPoderia por gentileza disponibilzar sua planilha.
hendersoncerqueira@hotmail.com
Rudnei, bom dia. Tamém achei muito interessante seu artigo,Parabéns.
ResponderExcluirPoderia por gentileza disponibilzar sua planilha.
hendersoncerqueira@hotmail.com
obrigado pessoal pelos comentários. Estou enviando a planilha para todos. Abcs
ResponderExcluirRudnei, Pode enviar a planilha para meu email, por favor ghbs@hotmail.com. Grande abraço.
ResponderExcluirExcelente contribuição.
Rudnei, Pode enviar a planilha para meu email, por favor ghbs@hotmail.com. Grande abraço.
ResponderExcluirExcelente contribuição.
Boa tarde,
ResponderExcluirExcelente material.
Poderia me disponibilizar a planilha, por gentileza?
lucas_flores15@hotmail.com
Obrigado!
Pode fazer a gentileza de disponibilizar a planilha?
ResponderExcluirAchei muito interessante.
Obrigado
erick_timm@hotmail.com
ótimo material poderia me disponibilizar a planilha
ResponderExcluirtrnneves@gmail.com
Obrigado!
Rudnei, muito interessante seu artigo.Tenho interesse na planilha. Pode enviar para mim.
ResponderExcluiremail: sidaobmx@hotmail.com
Ola, td bem? muito interessante o artigo, tive a oportunidade de realizar um TCO em um projeto de IaaS, mas gostaria muito de ter sua planilha.
ResponderExcluir